Análise SWOT

A Análise SWOT está ultrapassada? Hoje com tantas ferramentas estratégicas, pode ser que nos perguntemos se ainda vale à pena retomar a teoria clássica do Marketing.

Você pode se surpreender do quão úteis, simples e ao mesmo tempo estratégicas são essas abordagens tradicionais.

Aqui temos a Análise SWOT, a análise das forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Ela é ótima para nos dar a noção de qual posicionamento nossa empresa ocupa no mercado. 

Análise SWOT

Antes de preencher a matriz, dê uma olhada à sua volta, analise o contexto macroambiental em que sua empresa está inserida e que afetam também os seus clientes. Analise se o estilo de vida, se o comportamento, se os seus hábitos tem mudado ultimamente. Veja também os concorrentes… Surgiu alguém novo que roube sua posição na mente do consumidor na hora da compra? Lembre-se de olhar também para fora da sua categoria. Há um novo canal de distribuição, um novo parceiro?

Aposto que conforme você foi fazendo essa reflexão, foram surgindo vários pontos que sua empresa precisa melhorar e outros que sua empresa é bem melhor que as outras! Pois bem, agora sim você está pronto para preencher a Análise SWOT da sua empresa.

Nas oportunidades, pondere qual é o nível de atratividade e de probabilidade de sucesso de cada uma. Já nas ameaças, avalie a gravidade e a probabilidade de ocorrência dessa tendência ou fato.

Você pode fazer essa análise para sua empresa, mas também para produtos ou serviços específicos.

Após preencher tudo, você detectará se possui um:

  • Negócio ideal (muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes)
  • Negócio especulativo (grandes oportunidades e ameaças importantes)
  • Negócio maduro (poucas oportunidades e poucas ameaças)
  • Negócios com problemas (poucas oportunidades e muitas ameaças)

A partir disso, você pode definir um esquema tático para investir no que trará retorno, para se precaver de ameaças e combater pontos fracos que são barreiras para seu negócio. Também terá mais claro quais são seus diferenciais… Quem sabe até terá uma pista de qual é o seu Oceano Azul… mas isso é assunto para o próximo post!

Esperamos ter ajudado um pouco nessa definição da sua estratégia!

 

With Rosana Miyuki

BLOG

Dicas para fortalecer a sua Marca

Como criar a identidade da sua empresa

Como criar a identidade da sua empresa

Como criar a identidade da sua empresa Quando falamos em identidade, falamos de uma etapa antes da identidade visual. Segundo Kapferer, um grande autor de branding voltado para o mercado de luxo, devemos analisar as seguintes questões da marca: Qual é o contato...

Quando seu propósito não é externalizado

Quando seu propósito não é externalizado

Quando seu propósito não é externalizado Percebemos um ponto em comum em nossos clientes: eles sentem que têm um propósito muito forte e bem definido, mas que não está sendo comunicado. Falando de pequenas empresas, quando chegam neste ponto, muitas até já exercem o...

Vamos conversar sobre a sua marca?

contato@mikibrands.com.br

Nos acompanhe pelas redes sociais:

Fique por dentro: